MARCA SETEMETROS

Bem Vindo Visitante Nº

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Brasil busca o tricampeonato no Pan e a vaga para Londres-2012

Malas prontas e um objetivo bem claro: conquistar a medalha de ouro e garantir vaga nas Olimpíadas de Londres-2012. É nesse clima de boas expectativas que a Seleção Olímpica Masculina de Handebol embarca amanhã (07) para o México, rumo aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no voo AM0015, marcado para as 22h55. O título também sigificará o tricampeonato, já que a equipe nacional subiu ao lugar mais alto do pódio nas últimas duas edições da competição, em Santo Domingo-2003 e no Rio de Janeiro-2007. Serão 15 jogadores defendendo as cores do Brasil em solo mexicano, sob o comando do técnico Javier Garcia Cuesta, e dois deles, o ponta-direita Renato Tupan e o armador Jaqson Kojoroski, fizeram parte das duas conquistas.
“ A objetivo é o mesmo: conquistar o título. Mas jogar em casa, como foi no Rio, tem a diferença que, apesar de a pressão ser muito maior, temos o apoio da torcida o tempo todo. Lembro que na final, tinha mais ou menos três mil pessoas no ginásio. No México, vamos jogar em campo neutro e será complicado novamente. Sabemos que ganhar o Pan não significa somente garantir vaga nas Olimpíadas. É mais do que isso; representa a continuidade e o fortalecimento do projeto do handebol brasileiro que está sendo desenvolvido para 2016. Estamos muito focados, bem preparados e, como nos disse o Javier, agora é a hora de colher os frutos”, destacou Tupan.
A agenda da Seleção em Guadalajara começa no domingo (09), com os primeiros treinamentos. O pivô Ales e o ponta-esquerda Felipe Borges, estão na Europa com seus times, Ciudad de Logroño e Ademar León, respectivamente, e chegam no México no dia 10. “Vamos trabalhar forte no México, assim como fizemos durante o ano todo. Os treinos serão ainda mais importantes depois que Ales e Borges se juntarem ao grupo, porque aí será possível dar ritmo à equipe completa e coroar a boa preparação que fizemos”, comentou o treinador.
O Brasil está na chave A e, dessa forma, terá como adversários na primeira fase Canadá, na estreia, dia 16, às 13h (15h em Brasília), Venezuela no dia 18 e Chile no dia 20. A Argentina, grande rival da Seleção, está no grupo B, ao lado de Estados Unidos, República Dominicana e México. O dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais, que serão disputadas no dia 22. A decisão do ouro está marcada para o dia 24.
“A expectativa é grande pelo ouro. Nos preparamos melhor do que nunca, com muito treino e diversos amistosos importantes. Temos condições de fazer um bom trabalho e vamos dar o nosso máximo para voltar para casa com o tricampeonato e a vaga olímpica”, finalizou Javier.
Seleção:
Goleiros: Maik Ferreira dos Santos (Esporte Clube Pinheiros) e Marcos Paulo dos Santos (Esporte Clube Pinheiros);
Armadores direitos: Fernando José Pacheco Filho (Esporte Clube Pinheiros);
Armadores esquerdos: Gustavo Nakamura Cardoso (ADC Metodista/São Bernardo), Jaqson Luiz Kojoroski (Unopar FEL/Sercomtel), Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Esporte Clube Pinheiros);
Pontas direitas: Fábio Rocha Chiuffa (ADC Metodista/São Bernardo) e Renato Tupan Ruy (ADC Metodista/São Bernardo);
Pontas esquerdas: Gil Vicente de Paes Pires (Unoesc/Orbenk/PMC) e Felipe Borges (Reale Ademar León);
Centrais: Bruno Felipe Claudino de Santana (Esporte Clube Pinheiros), Henrique Selicani Teixeira (ADC Metodista/São Bernardo) e Leonardo Luís Bortolini (Unopar FEL/Sercomtel);
Pivôs: Ales Silva (Peña Maiden-Balonmano Ciudad de Logroño) e Vinícius Santos Teixeira (ADC Metodista/São Bernardo).


Grupo A - Brasil, Chile, Canadá e Venezuela
Grupo B - Argentina, República Dominicana, México e Estados Unidos


Tabela do Brasil na fase de grupos:
Dia 16/10, às 13h (15h em Brasília) - Brasil x Canadá
Dia 18/10, às 20h (22h) - Brasil x Venezuela
Dia 20/10, às 13h (15h) - Brasil x Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário